Programa - O Que é?

Mobilidade Estudantes

Bolsa

Os estudantes que tenham a sua candidatura aprovada para uma mobilidade ProCTEM+ terão acesso a uma bolsa de estudo mensal no valor de €850, acrescido de um subsídio de viagem, que permitirá a todos os estudantes beneficiarem desta experiência, independentemente dos seus recursos financeiros.

Bolsa

A bolsa de estudo ProCTEM+ consiste na atribuição de uma bolsa de viagem (ver a tabela abaixo), acrescido de uma bolsa monetária mensal no valor de €850/mês (pago em 4x para mobilidades dos PALOP e 3x para mobilidades de Timor-Leste). Em caso de dificuldades financeiras para comprar os bilhetes de avião, o estudante pode solicitar a compra diretamente à AULP.

Tabela Distância

Seguro de Viagem Internacional

Todos os estudantes aceites pelo ProCTEM+ precisam obrigatoriamente de ter um seguro de viagem internacional durante todo o período de mobilidade. O seguro será contratado pela AULP à parceira AON e o valor do mesmo será debitado na bolsa de estudos mensal. Todas as condições, preços e coberturas poderão ser consultadas no final desta página.

Viagens

A viagem de avião poderá ser adquirida pela AULP diretamente com a agência de viagens parceira deste projeto. Posteriormente, qualquer assunto relacionado com os bilhetes/viagens, bem como a solicitação de alterações da reserva serão da responsabilidade do estudante e poderão nesse caso contactar diretamente a agência de viagens.

Alojamento

É responsabilidade do estudante organizar o seu alojamento. Aconselhamos a contactar sempre a instituição de ensino de acolhimento para verificar se tem uma residência universitária e com vagas disponíveis.

Esta opção costuma ser a mais económica, mas caso não seja possível, o estudante deverá questionar a instituição de acolhimento quais as melhores alternativas.

As bolsas de estudo ProCTEM+ priorizam a excelência académica, mas também a motivação, a equidade de género e a igualdade de oportunidades para participantes com menos recursos. As candidaturas serão classificadas numa escala de 0 a 100 valores em que o aproveitamento escolar pesa 60% na classificação, questões relacionadas com a igualdade de oportunidades pesa 20% e a motivação do estudante pesa outros 20%.

Quais são os requisitos mínimos para participar no ProCTEM+?

(1) Ser nacional e residente de um dos países dos PALOP-TL (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste) ou Brasil.

(2) Estar matriculado numa das instituições de ensino superior nos PALOP-TL ou Brasil participantes no Programa.

(3) Cursar uma licenciatura nas áreas de estudo descritas do sector da CTEM: agronomia, biologia, ciências do ambiente, ciências do mar, engenharia informática, engenharia das telecomunicações, engenharia do ambiente, engenharia alimentar e matemática.

(4) Ter no mínimo dois semestres de aulas em falta para a finalização dos estudos (não pode estar no último semestre).

Critérios de Avaliação

A avaliação das candidaturas é efetuada, numa primeira fase, pela equipa da AULP que irá verificar se o formulário de candidatura foi corretamente preenchido e se todos os documentos foram apresentados.

Numa segunda fase, as instituições de ensino superior de envio irão validar essas informações e avisar a AULP se existir alguma problema com um candidato.

Por último, as instituições de acolhimento irão avaliar as candidaturas com base nos critérios de avaliação definidas pelo ProCTEM+ e que podem ser consultados em baixo.

Os resultados irão ser disponibilizados aqui

Em caso de dúvida, os estudantes interessados deverão enviar um e-mail para
candidaturas-erasmuspro@aulp.org