Instituições

Universidade Nacional Timor Lorosa’e

Estabelecida a 17 de novembro de 2000, por iniciativa de antigos professores das duas instituições de ensino superior existentes durante o período de ocupação indonésia, a Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL) foi concebida com o intuito de responder aos desafios e requisitos de formação dos recursos humanos do país, constituindo-se, hoje, como a universidade de referência de Timor-Leste.

Enquanto única universidade pública do país, a UNTL afirma-se como o centro de excelência do ensino superior e pesquisa científica de Timor-Leste, cumprindo a sua missão de serviço público através de 10 Faculdades, com 43 cursos de bacharelato e licenciatura, apoiadas por 1 Programa de Pós-Graduação e Pesquisa, com 20 cursos de pós-graduação e mestrado, e 14 Unidades de Investigação, Desenvolvimento e Formação.

Com mais de 25.000 estudantes, 642 professores e investigadores e 485 funcionários e técnicos administrativos, a UNTL é, atualmente, a maior universidade de Timor-Leste, uma universidade jovem e dinâmica, em plena fase de consolidação.

Site Institucional
Programa - O Que é?

Mobilidade ProCTEM+

A Universidade Nacional Timor Lorosa´e (UNTL) participa no Programa Mobilidade ProCTEM+ enviando estudantes e professores para o Instituto Politécnico de Viseu (IPViseu) e acolhendo professores desta mesma Instituição de Ensino Superior na área de Agronomia.

Tabela Mobilidade - Universidade Nacional Timor Lorosae
Tabela 1: mobilidades ProCTEM+ cursos académicos 2024-2026.
*Poderão decorrer alterações

Calendarização dos Cursos:
1º Semestre: janeiro a junho
2º Semestre: julho a dezembro

Sistema de reconhecimento de créditos:
ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System). 1 ECTS = 27 horas de trabalho (horas de contacto e trabalho autónomo). 1 ano académico = 60 ECTS; 1 semestre = 30 ECTS.