Instituições

Universidade de Évora

A Universidade de Évora (UÉvora) foi criada em 1559, mas foi encerrada em 1759 e só foi restabelecida em 1979. Está organizada em 6 escolas (Artes, Enfermagem, Ciência e Tecnologia, Ciências Sociais, Saúde e Desenvolvimento Humano e uma Escola de Investigação e Doutoramento) e 26 departamentos. 

A Investigação e Desenvolvimento (I&D) abrange diversas áreas científicas através de uma rede de 18 unidades de Investigação avaliadas pela Agência Nacional da Ciência. Além disso, a Universidade de Évora criou dez Cátedras em áreas de excelência: Biodiversidade, Energias Renováveis, Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional, LifeSpan, Ciência e Tecnologia Aeroespacial , CityUMacau em Património Sustentável, Estudos Ibéricos, High Performance Computing , Monte do Pasto Bem-Estar Animal – Criação de Bovinos de Ar Livre, Educação e Ciência para o Desenvolvimento e Bemestar Humano, que são patrocinadas por detentores de capitais privados.

A Universidade de Évora oferece mais de 35 cursos de graduação e 87 cursos de pós-graduação e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento regional, fazendo investigação aplicada, estimulando a transferência de tecnologia e interagindo com o governo local e empresas. A UÉvora está a construir uma reputação de excelência em campos de conhecimento especialmente importantes para a região: Estudos Mediterrânicos; Estudos de Património; Saúde e Bem-Estar; e Aerospacial.

O número total de estudantes, incluindo estudantes em mobilidade, é próximo dos 9000, dos quais cerca de 19% são estudantes internacionais. A UÉvora tem vindo a seguir uma estratégia de internacionalização para aumentar a sua sustentabilidade e criar um ambiente de aprendizagem mais rico e culturalmente mais diversificado. Para tal, tem participado em projetos de cooperação de mobilidade que permitem aos seus estudantes e pessoal ganhar experiência internacional e melhorar os seus processos de ensino e aprendizagem de acordo com as melhores práticas internacionais e tem recebido e acolhido estudantes e pessoal de mais de 80 países e nacionalidades diferentes. Isto permitiu à Universidade de Évora criar uma forte colaboração com instituições nacionais e internacionais, aumentando as oportunidades de desenvolvimento pessoal, linguístico, académico e profissional.

Atualmente, a Universidade de Évora é capaz de responder aos desafios da criação do Espaço Europeu do Ensino Superior através de uma estratégia de internacionalização concebida para responder prontamente às exigências académicas, científicas e societais, bem como para abrir as portas ao exterior, criando um vasto leque de oportunidades de formação, ensino e integração profissional. 

A Universidade de Évora estimula a mobilidade de estudantes, professores e pessoal não docente, a fim de promover a sua dimensão europeia e internacional e a qualidade do ensino ministrado.

A Universidade de Évora defende valores e princípios de respeito tais como: respeito pela dignidade humana, liberdade académica, mérito individual, rigor na execução das tarefas, ausência de discriminação social, étnica ou confessional, transparência e inclusão, acesso igual e equitativo e oportunidades para os atuais e futuros participantes de todas as proveniências.

A Universidade de Évora faz parte da Rede Europeia de Ensino Superior e Ciência e os seus diplomas são reconhecidos e validados internacionalmente.

Site Institucional
Descarregar

EM FALTA

Programa - O Que é?

Mobilidade ProCTEM+

A UÉvora participa no Programa Mobilidade ProCTEM+ acolhendo estudantes e professores da Universidade Lueji A’Nkonde (ULAN), Angola, e Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e enviando professores para essas mesmas Instituições de Ensino Superior na área da Engenharia Informática, Engenharia do Ambiente, Biologia e Matemática.

Tabela Mobilidade - Universidade de Évora
Tabela 1: mobilidades ProCTEM+ cursos académicos 2024-2026.
*Poderão decorrer alterações
Calendarização dos Cursos:
1º Semestre: Setembro a Fevereiro;
2º Semestre: Fevereiro a Julho.

Sistema de créditos curriculares: ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System). 1 ECTS = 27 horas de trabalho (horas de contacto e trabalho autónomo). 1 ano académico = 60 ECTS; 1 semestre = 30 ECTS; 1 trimestre = 20 ECTS

Sistema de avaliação: Notas atribuídas em uma escala de 0-20 (aprovação com uma classificação não inferior a 10 valores).

Boletim de Registo Académico (transcript of records):
Todos os alunos de mobilidade têm direito a uma Transcrição Oficial de Registos – TOR após terem concluído os estudos. No final da mobilidade a instituição emitirá um Certificado com as classificações obtidas que formalizarão o reconhecimento académico na instituição de origem.