Instituições

Politécnico da Guarda

O Politécnico da Guarda tem uma relação especial na região Centro de Portugal. Somos um centro de desenvolvimento regional que junta a inovação com a cultura, a experiência e os recursos de uma região ímpar.

O Politécnico da Guarda articula a sua atividade com uma rede dinâmica de instituições públicas e privadas da sociedade, partilhando atividades, protocolos, recursos e inovação, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Esta articulação torna possível potenciar a oferta do Politécnico, que através das suas 4 escolas superiores, ministra as seguintes áreas de formação: Biotecnologia, Comunicação, Desporto, Educação, Gestão, Hotelaria, Saúde, Tecnologia e Turismo.O Politécnico da Guarda integra o consórcio UNITA, uma aliança que une instituições de ensino superior de cinco países europeus (Portugal, Espanha, França, Itália e Roménia), que têm em comum uma estratégia de desenvolvimento, baseada na sustentabilidade, na economia circular e nas energias renováveis, a aplicar nos seus territórios, zonas transfronteiriças e de montanha.

É para este encontro de passado e futuro, de vivência e oportunidade, que convidamos todos os que connosco escolhem estudar, ensinar, investigar, investir, num lugar que convidando à reflexão, nos motiva à ação.

Site Institucional
Programa - O Que é?

Mobilidade ProCTEM+

No Programa Mobilidade ProCTEM+ financiado pelo Programa Erasmus+ KA171 ICM, o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) participa acolhendo estudantes e professores da Universidade Lusófona da Guiné (ULG), em Guiné-Bissau, e enviando professores para essa mesma Instituição de Ensino Superior na área da Engenharia Informática.

Tabela Mobilidade - Politécnico da Guarda
Tabela 1: mobilidades ProCTEM+ cursos académicos 2024-2026.
*Poderão decorrer alterações

Calendarização dos Cursos:
1º Semestre: 15 de setembro a 15 de janeiro;
2º Semestre: 1 de fevereiro a 30 de junho.

Sistema de créditos curriculares: ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System). 1 ECTS = 27 horas de trabalho (horas de contacto e trabalho autónomo). 1 ano académico = 60 ECTS; 1 semestre = 30 ECTS; 1 trimestre = 20 ECTS

Sistema de avaliação: Notas atribuídas em uma escala de 0-20 (aprovação com uma classificação não inferior a 10 valores).

Boletim de Registo Académico (transcript of records): Todos os alunos de mobilidade têm direito a uma Transcrição Oficial de Registos – TOR após terem concluído os estudos. No final da mobilidade a instituição emitirá um Certificado com as classificações obtidas que formalizarão o reconhecimento académico na instituição de origem.