Instituições
ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
O Iscte – Instituto Universitário de Lisboa é uma instituição pública de ensino universitário, criada em 1972, que dispõe de campus em Lisboa e Sintra, caracterizada pela alta qualidade no ensino e distinguida pela sua força nos estudos de pós-graduação e na investigação científica.
Acolhe aproximadamente 11000 estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação das suas cinco escolas: Iscte Business School, a Escola de Sociologia e Políticas Públicas, a Escola de Tecnologia e Arquitetura, a Escola de Ciências Sociais e Humanas e a Escola de Tecnologias Digitais, Economia e Sociedade. A maioria dos 450 membros do corpo docente está envolvida em investigação de excelência. O Iscte está empenhado na internacionalização como uma componente do seu desenvolvimento, com os estudantes internacionais a representarem quase 20% do total. A universidade está também ativamente envolvida em projetos de colaboração, redes e parcerias em todo o mundo, incluindo uma série de programas de educação, formação e investigação apoiados pela União Europeia. Estas colaborações internacionais, juntamente com as suas fortes tradições no ensino e investigação, tornam a Iscte numa das universidades mais dinâmicas do país.
O Iscte encontra-se entre as melhores 150 universidades jovens do mundo (THE Rankings 19) e uma das mais dinâmicas e inovadoras em Portugal, nas áreas de Gestão e Economia, Humanidades, Ciências Sociais (SSH) e Políticas Públicas (PP), TIC e Arquitetura. O Iscte estabelece cooperação internacional com um grande número de universidades, institutos de investigação e organizações públicas, privadas e do 3º sector. Tem uma forte ligação e impacto na ciência, economia e sociedade.
O Iscte tem a missão de criar e transmitir conhecimentos científicos de acordo com os melhores padrões internacionais, formando profissionais altamente qualificados, tanto a nível de licenciatura como de mestrado e doutoramento, nas áreas de gestão, sociologia e políticas públicas, ciências sociais e humanas, tecnologias da informação e arquitetura, para o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Os três principais vetores da missão do Instituto – investigação, ensino e aprendizagem, e serviços prestados à sociedade – corporizam a visão do Iscte como universidade de investigação centrada na melhoria contínua dos seus vários domínios de gestão e atividade, através de: um conselho de professores altamente qualificados, representando os melhores padrões internacionais; a internacionalização da investigação, ensino e transferência de conhecimentos, e a mobilidade académica dos membros do corpo docente e dos estudantes, que cumpre a integração do Iscte em redes internacionais de investigação e educação; a transferência e intercâmbio do conhecimento científico e tecnológico produzido, particularmente através do desenvolvimento de produtos, prestação de serviços à sociedade, educação ao longo da vida e promoção do empreendedorismo e da empregabilidade; a implementação e promoção de atividades que concedam acesso e usufruto de bens culturais e científicos a utilizadores individuais e grupos dentro e fora do ISCTE-IUL; a interação contínua com a sociedade, contribuindo para a análise e resolução de problemas a nível local, nacional e internacional.
As políticas institucionais de Qualidade e Sustentabilidade (QMS) estão estrategicamente incorporadas e englobam todas as atividades de Ensino/Aprendizagem, Investigação, Divulgação e Internacionalização, e segue as diretrizes da ENQA. O QMS é também certificado pela A3ES portuguesa e pelas normas ISO 9001 e ISO 14001, sendo a primeira Universidade PT com Certificação Ambiental.
Site Institucional
Descarregar
EM FALTA
Mobilidade ProCTEM+
O Iscte – Instituto Universitário de Lisboa está comprometido com a estratégia de internacionalização, quer ao nível do ensino, quer ao nível da investigação, coadunada com a estratégia nacional. Neste contexto, o Iscte participa no Programa Mobilidade ProCTEM+ financiado pelo Programa Erasmus+ KA171 ICM acolhendo estudantes e professores da Universidade Óscar Ribas, em Angola, e Universidade de Cabo Verde, em Cabo Verde, e enviando professores para essa mesma Instituição de Ensino Superior na área de Engenharia Informática.
Calendarização dos Cursos:
1º Semestre: 19 setembro a 4 de fevereiro (sujeito a alterações);
2º Semestre: 6 de fevereiro a 1 de julho (sujeito a alterações).
Sistema de créditos curriculares:
ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System). 1 ECTS = 27 horas de trabalho (horas de contacto e trabalho autónomo). 1 ano académico = 60 ECTS; 1 semestre = 30 ECTS; 1 trimestre = 20 ECTS
Sistema de avaliação:
Notas atribuídas em uma escala de 0-20 (aprovação com uma classificação não inferior a 10 valores).
Boletim de Registo Académico (transcript of records):
Todos os alunos de mobilidade têm direito a uma Transcrição Oficial de Registos – TOR após terem concluído os estudos. No final da mobilidade a instituição emitirá um Certificado com as classificações obtidas que formalizarão o reconhecimento académico na instituição de origem.