Instituições

Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Criado em 1980 por Decreto-Lei 303/80 de 16 de agosto, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] encontra-se inserido no Alto Minho, território em que a ocupação e as atividades humanas se desenvolvem numa tradição de valorização dos recursos naturais. O IPVC encontra-se inserido na região do Alto Minho, situada no noroeste de Portugal. Com uma população de cerca de 250.000 habitantes, distribuída por uma área territorial de 2210 km2. Limita a norte e a leste com a Espanha, a sul com o distrito de Braga e a oeste com o Oceano Atlântico. É uma região caracterizada pela riqueza das paisagens naturais, que se distingue pela harmonia dos seus diversos ecossistemas: marítimo, fluvial e terrestre.

O IPVC tem como Propósito ser Um Politécnico Socialmente Responsável, gerador de conhecimento global e potenciador do desenvolvimento do Alto Minho. Nesse sentido, o IPVC tem como missão o desenvolvimento harmonioso da pessoa humana, a criação e a gestão do conhecimento e da cultura, da investigação, da ciência, da tecnologia e da arte. Dispõe de uma estrutura organizativa integrada por escolas unidas numa mesma missão, cuja dispersão geográfica facilita o compromisso com o desenvolvimento sustentável da região e cuja dimensão permite a proximidade de professores e estudantes numa relação estimulante à formação pessoal e profissional. Assim, toda esta estratégia enquadra-se na visão de que o IPVC deverá ser uma instituição reconhecida, nacional e internacionalmente, pela qualidade da sua formação. Qualidade assente num corpo docente técnica e pedagogicamente qualificado, em processos formativos inovadores, suportada por atividades de I&D e inovação desenvolvidas numa parceria simbiótica com os atores da comunidade, que se traduzirá numa maior notoriedade e contributo para o desenvolvimento da região.

O IPVC tem ainda como objetivo prosseguir, através das suas Escolas Superiores, a formação humana, cultural, científica, técnica e profissional de qualidade, realizar a investigação necessária e adequada à prossecução da sua missão e cooperar com a comunidade regional, particularmente no seu tecido produtivo e empresarial, numa perspetiva de permanente diálogo e valorização recíproca.

Na rede do Ensino Superior do Alto Minho, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo é a entidade que dispõe de maior oferta formativa.

Para além de Cursos Técnicos Superiores Profissionais [CTeSP], ministra cursos superiores, entre os quais, Licenciaturas, Pós-Graduações e Mestrados (vários em cooperação com universidades estrangeiras e nacionais), através das seis Escolas Superiores que integra:

Escola Superior de Educação (Viana do Castelo)

Escola Superior Agrária (Ponte de Lima)

Escola Superior de Tecnologia e Gestão (Viana do Castelo)

Escola Superior de Saúde (Viana do Castelo)

Escola Superior de Ciências Empresariais (Valença)

Escola Superior de Desporto e Lazer (Melgaço).

A oferta formativa do IPVC é composta por 26 licenciaturas, 39 mestrados, 36 cursos técnicos superiores profissionais e várias pós-graduações.

O IPVC propõe-se a criar nos estudantes hábitos de raciocínio e de trabalho, gosto pelo estudo e imaginação científica e técnica, para além de acrescer a capacidade de trabalhar coletivamente, desenvolvendo valores éticos, bem como as capacidades pessoais e intuitivas e um sentido crítico perante o fluxo de informações.

A formação baseia-se numa forte aprendizagem interativa com uma crescente utilização de estudos de casos reais, o que permite aos estudantes a melhor compreensão da realidade social e do funcionamento dos fenómenos culturais e sociais.

A qualificação do Corpo Docente das suas Escolas é uma das prioridades do IPVC. Atualmente, o Corpo Docente é constituído maioritariamente por Doutores e Mestres, encontrando-se os restantes Docentes em processo de formação avançada.

Site Institucional
Programa - O Que é?

Mobilidade ProCTEM+

No contexto da sua internacionalização, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) está apostado em intensificar as atividades de internacionalização da instituição, participando no Programa Mobilidade ProCTEM+ financiado pelo Programa Erasmus+ KA171 ICM acolhendo estudantes e professores da Universidade Católica de Moçambique (UCM) e enviando professores para essa mesma Instituição de Ensino Superior na área da Agronomia e Engenharia Informática.

Tabela Mobilidade - Viana do Castelo
Tabela 1: mobilidades ProCTEM+ cursos académicos 2024-2026
*Poderão decorrer alterações

Calendarização dos Cursos:
1º Semestre: 1 de setembro a 1 de fevereiro;
2º Semestre: 1 de fevereiro a 1 de julho.

Sistema de créditos curriculares: ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System). 1 ECTS = 27 horas de trabalho (horas de contacto e trabalho autónomo). 1 ano académico = 60 ECTS; 1 semestre = 30 ECTS; 1 trimestre = 20 ECTS

Sistema de avaliação: Notas atribuídas em uma escala de 0-20 (aprovação com uma classificação não inferior a 10 valores).

Boletim de Registo Académico (transcript of records): Todos os alunos de mobilidade têm direito a uma Transcrição Oficial de Registos – TOR após terem concluído os estudos. No final da mobilidade a instituição emitirá um Certificado com as classificações obtidas que formalizarão o reconhecimento académico na instituição de origem.