FAQ
O que é o ProCTEM+?
O ProCTEM+ é um programa de mobilidade de estudos internacional financiado pelo Programa Erasmus+ Ação-Chave KA171 da União Europeia.
Quanto tempo pode durar a mobilidade de estudantes?
A mobilidade para estudantes é de um semestre letivo que geralmente tem a duração de 5 meses (4 meses de aulas + 1 mês de período de avaliações) – baseado na calendarização dos cursos das IES de acolhimento em Portugal. O semestre letivo em mobilidade deverá ser do ano académico 2024-2025 ou 2025-2026.
A quantas instituições posso candidatar-me?
Só se pode candidatar à instituição de ensino superior que a sua instituição de ensino (onde está matriculado) tem protocolo. Para saber quais são, quantas vagas são disponibilizadas e em que áreas de estudo, aceda aqui: https://proctemmais-aulp.org/palop-tl/
Posso candidatar-me a instituições de mais do que um país?
Em que formatos posso enviar os documentos que me são pedidos na submissão da candidatura a uma mobilidade de estudantes ProCTEM+?
Os documentos deverão ser enviados, preferencialmente, em formato PDF para que seja possível ter várias páginas num único documento, mas são aceites também nos formatos JPEG e PNG
Como faço para me candidatar?
O processo de candidatura a uma mobilidade ProCTEM+ é fácil e intuitivo. O estudante interessado deve registar-se neste site e submeter a sua candidatura através do preenchimento do formulário online disponibilizado. Saiba mais aqui.
Como faço se não tenho acesso a internet ou computador para apresentar a minha candidatura?
Como sei se a candidatura foi submetida?
É possível candidatar-me para fazer mobilidade em qualquer área?
Não. Os cursos/áreas de estudo a que se podem candidatar estão já definidos, sendo todos eles na área das CTEM (ciência, tecnologias, engenharias e matemáticas). Os cursos atualmente englobados são: agronomia, biologia, engenharia do ambiente, engenharia informática e matemática.
Como posso saber se fui aceite no programa?
Quem é responsável pela avaliação da candidatura e atribuição de bolsa de estudo ProCTEM+?
A avaliação de candidaturas é efetuada, numa primeira fase, pela equipa da AULP que irá verificar se o formulário de candidatura foi corretamente preenchido e se todos os documentos foram apresentados. Numa segunda fase, as instituições de ensino superior de envio confirmam se a informação sobre os seus estudantes está correta ou se existe problema com uma candidatura.
Por fim, a instituição de acolhimento irá avaliar as candidaturas com base nos critérios de avaliação definidas pelo ProCTEM+ e que podem ser consultados aqui.
As bolsas de estudo ProCTEM+ priorizam a excelência académica, mas também a motivação, a equidade de género e a igualdade de oportunidades. Os resultados irão ser disponibilizados aqui.
Só os nacionais e residentes dos países africanos de língua oficial portuguesa e Timor-Leste podem candidatar-se?
Por quantas vezes posso fazer uma mobilidade ProCTEM+?
Só pode beneficiar uma vez deste programa. Para além disso, cada estudante só se pode candidatar uma vez a uma mobilidade ProCTEM+.
Se a minha candidatura for rejeitada, posso candidatar-me a outro programa de bolsa de estudo AULP?
Caso não seja aceite, aconselhamos a considerar fazer mobilidade através de outros programas como o Programa Mobilidade AULP que oferece mais vagas e é mais abrangente.
Se a minha candidatura ficar pendente, em lista de espera, o que posso fazer?
Alguns estudantes poderão ficar com as suas candidaturas pendentes, isto é, em lista de espera por ordem de avaliação – consultar resultados aqui. Isto significa que ainda podem usufruir da bolsa ProCTEM+, caso os estudantes aceites desistam. O estudante poderá considerar fazer mobilidade através de outros programas como o Programa Mobilidade AULP que oferece mais vagas e é mais abrangente.
Se a minha candidatura for aceite, quais são os passos a seguir?
Preciso de ter um seguro de viagens?
Sim, todos os estudantes aceites pelo ProCTEM+ precisam obrigatoriamente de ter um seguro de viagem internacional durante todo o período de mobilidade. O seguro poder ser contratado pela AULP ou pelo estudante.
Quem é que organiza o meu alojamento em Portugal?
É responsabilidade do estudante organizar o seu alojamento. Aconselhamos a contactar a instituição de ensino de acolhimento para verificar se têm alguma residência universitária e, se tiver, pedir uma vaga. Esta alternativa costuma ser a mais económica, mas caso não seja possível deve questionar a instituição de acolhimento de quais as melhores alternativas. O pagamento de alojamento é da responsabilidade do estudante.
Como faço para ter equivalência das disciplinas feitas durante a mobilidade?
Existem programas de duplo diploma?
Qual é o valor da bolsa de estudo para a mobilidade de estudantes?
A bolsa de estudo ProCTEM+ consiste na atribuição de uma bolsa de viagem (ver a tabela abaixo), acrescido de uma bolsa monetária mensal no valor de €850/mês.
Quais são os requisitos mínimos para participar no ProCTEM+?
(1) Ser nacional e residente de um dos países dos PALOP-TL (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe ou Timor-Leste).
(2) Estar matriculado numa das instituições de ensino superior nos PALOP-TL participantes no Programa.
(3) Cursar uma licenciatura nas áreas de estudo descritas do setor dos CTEM (ciências, tecnologias, engenharias e matemática): agronomia, biologia, engenharia do ambiente, engenharia informática e matemática.
(4) Ter no mínimo dois semestres de aulas em falta para a finalização dos estudos (não pode estar no último semestre).
Quais são as médias/notas mínimas para fazer mobilidade?
O aproveitamento escolar e notas obtidas nas disciplinas são um dos parâmetros de avaliação para aprovação de uma mobilidade ProCTEM+ e atribuição de uma bolsa de estudo. Contudo, não exigimos uma nota/média mínima para concorrer.
Quais são os documentos necessários para me candidatar?
No formulário de candidatura são pedidos vários documentos que deverão ser anexados em formato PDF: comprovativo de habilitações académicas, comprovativo de matrícula e carta de motivação. Se a candidatura for aceite, o estudante terá ainda de preparar outros documentos como passaporte, visto, acordo de aprendizagem Erasmus+, cartas de aceitação e declaração de bolseiro ProCTEM+.
Foi-me solicitado um documento que não consigo obter dentro do prazo fixado. Como proceder?
É responsabilidade do estudante solicitar os documentos necessários para apresentar uma candidatura ao ProCTEM+ com a maior antecedência possível para que consiga respeitar os prazos. Caso não seja possível, deverá enviar um email para candidaturas-erasmuspro@aulp.org a explicar a situação e o motivo pelo qual não consegue arranjar os documentos para que possamos ajudar a encontrar uma solução antes do final do prazo.
Posso alterar os dados da minha candidatura após a submissão?
Só é possível alterações à candidatura enquanto esta não for validada pela nossa equipa. Após validação, qualquer alteração deverá ser solicitada por email: candidaturas-erasmuspro@aulp.org
Tenho algumas questões que não se encontram aqui respondidas. Como posso obter esclarecimentos?
Para esclarecimentos adicionais deverá ser utilizado o endereço eletrónico: candidaturas-erasmuspro@aulp.org