Instituições
Instituto Politécnico de Beja
O IPBeja, instituição de ensino superior pública, assume-se como uma instituição ao serviço da sociedade com a missão de contribuir para a capacitação da região onde está implantado, o Alentejo, privilegiando uma abordagem sustentável e inclusiva, e por intermédio da qualificação de recursos humanos, da atração de investimento e participação em projetos de desenvolvimento e investigação aplicada de âmbito nacional e internacional, da criação e transmissão de cultura e prestação de serviços à comunidade.
Integra quatro Escolas: a Escola Superior Agrária (ESA), a Escola Superior de Educação (ESE), a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG) e a Escola Superior de Saúde (ESS) e orgulha-se de uma comunidade académica com 3200 estudantes, dos quais 600 são estudantes internacionais, 266 docentes e 141 não docentes.
O IPBeja participa na mobilidade Erasmus desde 1997 e tem experiência na organização de mobilidades para aprendizagem, incluindo estágios curriculares e profissionais ao abrigo do Programa de Mobilidade Leonardo da Vinci.
Site Institucional
Mobilidade ProCTEM+
O IPBeja participa no Programa Mobilidade ProCTEM+ financiado pelo Programa Erasmus+ KA171 ICM acolhendo estudantes e professores da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) e enviando professores para essa mesma Instituição de Ensino Superior na área da Agronomia e Engenharia Informática.
Calendarização dos Cursos:
1º Semestre: 19 de setembro a 18 de fevereiro
2º Semestre: 20 de fevereiro a 15 de julho.
Sistema de créditos curriculares:
ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System). 1 ECTS = 27 horas de trabalho (horas de contacto e trabalho autónomo). 1 ano académico = 60 ECTS; 1 semestre = 30 ECTS; 1 trimestre = 20 ECTS
Sistema de avaliação:
Notas atribuídas em uma escala de 0-20 (aprovação com uma classificação não inferior a 10 valores).
Boletim de Registo Académico (transcript of records):
Todos os alunos de mobilidade têm direito a uma Transcrição Oficial de Registos – TOR após terem concluído os estudos. No final da mobilidade a instituição emitirá um Certificado com as classificações obtidas que formalizarão o reconhecimento académico na instituição de origem.